Planejamento financeiro pós-pandemia

planejamento financeiro pos pandemia

Começa-se a falar em retomada das atividades regulares. E um tema importante é o planejamento financeiro pós-pandemia.

Todas as empresas e pessoas físicas foram afetadas pelo impacto do novo coronavírus. As pessoas deixaram de circular e, consequentemente, as vendas caíram.

E com a queda das vendas, menor (ou nenhum) fluxo financeiro entrando em seu faturamento pessoal e empresarial.

E o planejamento que você tinha realizado? 

O planejamento financeiro realizado no final de 2019 ou início de 2020 já não se aplica mais. Agora, é realizar o planejamento financeiro pós-pandemia.

E sua empresa (e você mesmo, como pessoa física) pode iniciar a análise pelos seguintes pontos:

Primeiramente, faça um diagnóstico da situação atual. Houve diminuição de faturamento? Houve despesas imprevistas (rescisões contratuais, compra de equipamentos de proteção individual)?

Em seguida, pergunte-se: qual foi o percentual de diminuição no faturamento em relação ao previsto incialmente? Qual o impacto no planejamento realizado previamente?

E, finalmente, e em terceiro: sua empresa tem caixa suficiente para cumprir os compromissos financeiros até o final de 2020? Sim? Não? Dependendo da resposta, surgem alternativas.

Com estes elementos em mãos, sua empresa poderá tomar as melhores decisões neste momento de revisão do planejamento pós-pandemia.

Exemplos de situações. Planejamento financeiro pós-pandemia.

Existem algumas alternativas para alguns cenários. Vamos a alguns exemplos.

Se sua empresa teve uma queda no faturamento anteriormente previsto e tem suporte financeiro para terminar tranquilamente o ano atual, talvez seja o momento de investir um pouco mais em seu time de vendas, para que o faturamento se recupere em níveis pré-pandemia.

Cursos, workshops, coaching e palestras são algumas opções.

Porém, se sua empresa já está endividada e sem condições de alcançar o final do ano, vale a pena procurar fontes de financiamentos para superar este momento mais delicado. E há produtos financeiros no mercado que não havia antes que podem ajudar o planejamento financeiro pós-pandemia.

planejamento financeiro pos pandemia

E assim, além disso, você deve checar as etapas do fluxo financeiro (o caminho do dinheiro percorrido internamente na empresa) para verificar se não está ocorrendo o fenômeno conhecido como “ralo financeiro”.

O “ralo financeiro” é uma situação que ocasiona perda de dinheiro para a empresa por causa de processos ou atitudes empresariais contraproducentes. São rotinas empresariais que muitas vezes parecem lógicas para quem as realiza, mas que geram custos (dinheiro escoando) ou mesmo perda financeira tangível.

Estes são pontos importantes que você deve levar em conta agora na revisão do planejamento financeiro pós pandemia.

E nesta retomada de atividades empresariais, é imprescindível realizar este diagnóstico prévio em sua empresa para que as decisões sejam acertadas e ajudem rapidamente o retorno da prosperidade às suas atividades.

 

Texto elaborado com a colaboração do coach Marcelo Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima