Diagnóstico do Departamento Financeiro

diagnóstico do departamento financeiro

Diagnóstico do Departamento Financeiro

Quando alguém me pergunta sobre minha atividade profissional, sobre o ramo de minha empresa, a resposta mais simples é: assessoria financeira. Na verdade, o melhor é dizer: diagnóstico do departamento financeiro.

Porém, esta resposta, apesar de correta, não é a mais completa.

E vou explicar para você os motivos.

Primeiramente, vale a pena relembrar um pouco de minha carreira na área de finanças.

O início de tudo aconteceu há mais de 20 anos, quando comecei a assessorar empresas que trabalhavam com a produção de áudios.

E isso acontecia em um mundo completamente diferente da realidade atual.

Contudo, o mundo não era digital. Não havia internet e toda a comunicação era muito menos imediata e muito mais lenta.

Os recursos tecnológicos, em comparação com a atualidade, eram praticamente inexistentes.

Porém, os departamentos financeiros, obviamente, já existiam.

E nossa experiência começou naquela época.

Com o passar do tempo, a Gaibina Assessoria esteve apoiando vários outros departamentos financeiros de empresas.

Muitas destas empresas eram do mercado audiovisual. Mas não necessariamente nossos clientes eram somente deste mercado.

Agora, a realidade é outra.

Bem-vindo ao mundo digital!

Programas de edição, plataformas, mídia social, marketing digital, tudo surgiu!

E pudemos acompanhar e crescer em harmonia com esta evolução.

Nesse sentido, hoje temos o orgulho de colaborar com departamentos financeiros inteiros de empresas de diversos tamanhos.

Então, como isso acontece?

A Gaibina Assessoria, por sua sócia Monica Gaibina, inicialmente, realiza um trabalho de compreensão da empresa que a procura.

Quantas pessoas compõem o departamento financeiro? Quais são suas formações técnicas e acadêmicas? Quais suas expertises para poder lidar com as finanças da empresa?

Enfim, estas são algumas questões que colocamos aos nossos parceiros para dar início ao processo de “compreensão” do departamento financeiro da empresa.

Depois, colocadas estas questões, nossa atuação é feita, usando a metáfora do futebol, em “marcação homem a homem”.

Em outras palavras, acompanhamos a atividade de cada componente do departamento.

Assim, fica mais fácil entender seu o modo de pensar e agir com o dinheiro, com as finanças da empresa.

Nesse sentido, conseguimos, nesta etapa, identificar questões que podem ser melhoradas, práticas que devem ser abandonadas e rotinas que precisam ser fortalecidas.

Realizamos um verdadeiro diagnóstico do departamento financeiro!

E, a partir daí, surgem novas etapas de ação, baseadas neste diagnóstico inicial.

Então, são muitos anos de dedicação ao aprimoramento do departamento financeiro de empresas!

Texto elaborado em parceria com Essa Tal Prosperidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima