O departamento financeiro de sua empresa.

departamento financeiro

O que o departamento financeiro representa em sua empresa?

Toda e qualquer empresa, todo empreendimento é fruto do sonho dos sócios que decidiram empreender.

Seus anseios e desejos de realizarem-se neste campo e contribuir com seus produtos e serviços são a mola propulsora inicial. Os números e as emoções se misturam.

Em outras palavras, todo início de negócio e de empreendimento carregam em si muita emoção e muita empolgação de seus componentes. Porém, a falta de atenção ao departamento financeiro pode ser a causa da mortalidade da empresa.

Geralmente, o início do empreendimento é realizado de forma simples: um escritório em casa, um estúdio emprestado, uma oficina de algum parente.

Poucos recursos, poucas ferramentas… e muita emoção!

Os números e as emoções.

Nesta fase inicial, os sócios ficam bastante satisfeitos quando conseguem começar a fazer algum lucro no empreendimento. As emoções sobem muito de intensidade, apesar dos números ainda não serem satisfatórios.

E a atenção dos sócios ao fluxo financeiro é extrema.

E, com o passar do tempo, seu negócio vai progredindo, vai prosperando e outros departamentos de sua empresa vão se estruturando: comercial, suporte tecnológico, produção, logística, etc.

Porém, muitas vezes o departamento financeiro continua formatado quase do mesmo modo que surgiu lá no início do empreendimento.

Executa-se uma forma amadora de controle financeiro, com ausência de investimento em seu desenvolvimento, sem atualização de ferramentas dinâmicas.

departamento financeiro

Sob uma outra visão, é comum os sócios terem uma visão restrita do departamento financeiro da empresa, imaginando-o apenas como uma séria de atividades que se restringem ao “emitir notas fiscais, pagar contas e checar o saldo no banco”. Esta visão é equivocada.

E, afinal, o que o departamento de sua empresa representa?

Muito além de notas fiscais.

A emissão de notas fiscais, a realização de pagamentos e checagem de saldo no banco são apenas alguns elementos que compõem o fluxo financeiro de sua empresa.

Por detrás destes atos, há uma outra série de informações que não estão sendo visualizadas pelos sócios e que são de extrema importância para a vida da empresa.

Por exemplo, dentre elas, vale a pena citar:

– quais produtos de sua empresa estão sendo mais vendidos?

– dentre seus clientes, qual tem maior participação em seu faturamento global?

– qual o custo geral e detalhado, de sua empresa, necessário para mantê-la em atividade (qual deve ser, portanto, seu faturamento mínimo mensal)?

Afinal, o que o departamento financeiro de sua empresa representa?

Além dos números, o departamento financeiro representa em sua empresa também o conjunto de pessoas que lidam com estes números.

E, para que as finanças de sua empresa sejam prósperas, é necessário que todos os colaboradores que lidam com o tema conheçam as etapas que compõem o fluxo financeiro.

Em outras palavras, o departamento financeiro deve estar em dia com a legislação, atento às mudanças e à constante necessidade de atualização de métodos.

A utilização de ferramentas dinâmicas para o desenvolvimento de sua equipe, por exemplo, é fundamental.

Seu negócio é resultado de seus sonhos, de sua idealização e dos imensos esforços que você aplicou nele!

Não deixe, por falta de atenção, que os números financeiros se percam. Procure uma consultoria, uma assessoria competente para ajudar você a ter ainda mais clareza financeira de sua empresa!

Texto elaborado com a colaboração do coach Marcelo Guimarães

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima